
Existe um hábito aparente inofensivo que pode acabar por afetar mais o coração do que fumar. O melhor é ter atenção para perceber o grande erro que pode estar a cometer diariamente.
Fumar é responsável por vários problemas de saúde. Contudo, existe um hábito que pode ser ainda mais prejudicial do que o tabaco. O melhor é ter atenção e conhecer o hábito diário que pode estar afetar o seu coração em específico.
Os riscos de doenças cardiovasculares aumentam com a idade, mas existem outros fatores que podem reduzir a idade biológica do coração e que o envelhecem. Desta forma, é importante ter atenção a um mau hábito diário. A revista Parede falou com alguns especialistas para perceber tudo.
A falta de exercício físico, a má alimentação e fumar podem estar relacionados com a saúde cardiovascular. Assim assim, não dormir o suficiente, não ter o sono reparador que devia, pode também prejudicar o seu coração, até mais do que fumar, como revelam alguns especialistas.
“O risco é ainda maior com períodos de sono mais curtos, inferiores a cinco horas por noite. Alguns estudos sugerem que essa relação pode ser particularmente acentuada em mulheres”, explica a médica psiquiatra e Beverly J. Fang.
“A privação de sono aumenta a ativação do sistema nervoso simpático, o que eleva a frequência cardíaca e a pressão arterial”, continua a especialista. A falta de sono pode elevar os níveis de cortisol e até aumentar a pressão arterial ao longo do tempo.
Por outro lado, o médico cardiologista Jack Wolfson explica como é que a má qualidade de sono pode afetar a saúde do seu coração. “Os vasos sanguíneos perdem a capacidade de produzir óxido nítrico, tornando-se menos capazes de relaxar. Com o tempo, a má qualidade e a quantidade de sono aumentam significativamente o risco de ataque cardíaco e insuficiência cardíaca.”
O ritmo circadiano pode ficar desregulado, o que leva ao envelhecimento precoce do coração. Poderá levar a padrões anormais da pressão arterial ao longo do tempo.
”Fumar é uma toxina cardiovascular poderosa, mas a privação crónica de sono é um fator de desregulação sistémica em todo o corpo. Dormir mal leva à ativação simpática constante, inflamação crónica, desequilíbrio hormonal, disfunção metabólica e envelhecimento biológico acelerado”
O que nunca deve fazer antes de dormir, segundo especialistas do sono.
O ‘website’ Well+Good falou com três especialistas do sono para saber o que deve evitar mesmo antes de ir dormir. Parecem hábitos inofensivos, mas fazem toda a diferença. Saiba tudo:
- Iniciar uma conversa stressante.
“Trazer um assunto intenso à tona uma ou duas horas antes de dormir significa que provavelmente ainda estará na sua mente durante algum tempo”, revela Daniel Gartenberg, cientista do sono.
- Passar em ambientes com luz brilhante.
“Cerca de três horas antes de dormir, comece a diminuir as luzes de casa para ajudar a aumentar a secreção de melatonina”, revela a neurologista Meredith Broderick.
- Evitar uma rotina de relaxamento.
“Pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a preparar o corpo para dormir”, conta Rebecca Robbins.
- Comer antes de se deitar
Pode levar ao refluxo e a problemas de digestão.
- Ver ecrãs, como telemóveis ou televisão.
A luz dos ecrãs é como se fosse uma forma visual de cafeína.
