Galaxy Z Flip do futuro? Patente da Samsung vaza design dobrável inédito

Ao que parece, a Samsung está experimentando – ou pelo menos, confabulando – um novo design para seus dobráveis do tipo flip. Uma nova patente da empresa foi avistada na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), mostrando um celular flip reversível, com a parte frontal e traseira ocupada por telas.
Como nós vemos pelas figuras a seguir, o documento foca principalmente no design do dispositivo, sem nenhum compromisso com hardware. Os desenhos mostram o aparelho em múltiplos ângulos e, pelo que podemos entender, não há exatamente um “fundo” ou “frente” quando desdobrado. Inclusive, a dobra parece funcionar para os dois lados. Confira:


Se você já viu um Galaxy Flip de qualquer geração, sabe que esse design é algo totalmente inédito. Geralmente, os smartphones do tipo têm uma tela principal de um lado e um painel traseiro liso no outro, com no máximo uma tela secundária ocupando a parte superior, onde fica a câmera.
E por falar em câmera, há um corte circular em uma das superfícies do aparelho; o que pode indicar um sensor fotográfico, um sensor qualquer ou algum outro elemento funcional. Como a patente não indica exatamente do que se trata, também não podemos confirmar.
Mesmo assim, é curioso ver que um dos lados da dobra é um pouco maior do que o outro, deixando sobrar um pouco de tela. Se o recorte for mesmo uma câmera, há a possibilidade de que seja a única do aparelho, com o mecanismo da dobra possibilitando tanto registrar selfies quanto fazer registros “normais”.
A patente também aborda as laterais, sugerindo uma espessura uniforme e com contornos que parecem ser de botões. O texto da patente menciona que as linhas tracejadas nos desenhos representam partes do dispositivo que não fazem parte do design reivindicado (como é normal para esse tipo de documento).



